segunda-feira, 29 de junho de 2009

Reflexões sobre os encontros de GEAC

Os encontros de GEAC de concepções

Uma coisa que me chamou à atenção na abertura do ciclo, foi a degustação das atividades temáticas, logo as coisas foram se encaixando fui processando as informações a respeito do curso .Por ter degustado antes me escrevi no GEAC de concepções para compreender melhor a estrutura e organização do curso, e estamos estudando o Projeto Irecê com a coordenação da professora Inez Carvalho.
Depois que conhece os princípios do curso, muitas de minhas dúvidas estão sendo esclarecidas, no início por não conhecer achava tudo bagunçado, não compreendia nada, depois de ler o projeto consigo ver as coisas com mais clareza, mesmo o projeto sendo muito teórico. Mas o que esta ajudando entender mesmo é o relatório do curso que é a parte pratica, relatando o que houve com a primeira turma. A idéia de uma educação mais horizontalizada é pertinente e mim agrada muito. É gratificante, escrever e ter uma devolutiva que me da a oportunidade de reler,refletir,e refazer se for necessário.
O curso de pedagogia FACED/IRECÊ, é um curso contemporâneo que trabalha com a concepção da pedagogia do a-con-tecer, e as possibilidades, vão acontecendo e damos ou não conta delas como planejadas. O curso acredita na idéia do tornar-se diferente, não o de transformar. Por que o transformar é deixar de ser o que é tornar-se outro. Já o tornar-se é o processo é a modificação, o ficar melhor. O professor vai formando a partir de alguns conhecimentos que já carrega e consequentemente vai formando seu aluno. Percebo também que os projetos associados e propostos no projeto Irecê se concretizaram, a ex: Inclusão Digital, biblioteca entre outros. Vale ressaltar que o projeto da biblioteca atende a concepção da pedagogia do a-con-te-cer uma vez que foram resultados de atividades do curso.
O relatório abrangeu vários aspectos do curso, inclusive o financeiro, o qual foi exposto com muita transparência. Do começo ao fim é evidente a coerência entre o projeto e o relatório confirmando com as citações dos próprios cursistas. O fechamento das atividades comprovou as múltiplas linguagens trabalhadas no decorrer do curso, com as instalações.
A expressão “O sertão encontrou o mar” descreve belamente a sensação que envolveu a conclusão dos cursistas da primeira turma, com nota máxima de reconhecimento pelo MEC e a extensão continua com alguns cursistas egressos se especializando e quantificando.

Nenhum comentário: