segunda-feira, 29 de junho de 2009

Educação Ambiental.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA-FACULDADE DE EDUCAÇÃO
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/SERIES-INICIAS
COMENTÁRIO DA AULA DE PRAFESSOR MARCELO FARIA.
CURSISTA JUCÉLIA FERREIRA

Ao me escrever na atividade de educação ambiental, imaginei que o discurso seria o mesmo que estamos acostumados a ouvir, que não faz efeito algum, não chama atenção; Para minha surpresa foi diferente, o professor Marcelo Faria, não se apegou aqueles discursos ambientalistas, que não desperta para a conscientização. As aulas foram muito interessantes, ele procurou meios de prender nossa atenção e chamar para o problema, partindo do princípio que para conscientizar alguém eu preciso ser consciente.

O planejamento das aulas de professor Marcelo foi direcionado as questões de consumo, desperdício, capitalismo e globalização. Bem mais interessante que esperava. Faz-se necessário compreender que para a evolução acontecer à humanidade usufruir de todos esses bens, a exemplo de água encanada, telefone celular, energia elétrica, comida na mesa, é preciso interferir na natureza isso acontece e sempre aconteceu. Precisamos compreender e deixar claro para nossos alunos, que o objetivo do capitalismo é nos soterrar no consumo, e ai é que mora o problema. O consuma não está no plano das necessidades e sim da humanidade.

As transformações no ambiente natural vão acontecer sempre, só que não podemos perder de vista o valor que a ela tem. Penso que a única maneira de despertar em nossos alunos esse olhar de consciência é informar para formar, mostrar o problema com dados para chegar a conscientização. Acredito que mostrar dados verdadeiros sobre as várias situações de problemas que a natureza e o ambiente como um todo enfrenta é bem mais fácil de comover as pessoas. Exemplo: fazer uma pesquisa e mostra o resultado que pode ser um gráfico, com a quantidade de lixo que a cidade de Irece produzir por dia e seu destino, com certeza os alunos vão compreender e a chance de se conscientizar é maior.

A possibilidade de trabalhar o problema é bem mais interessante, e eu me despertei para isso, aquela idéia de que é preciso preservar sem saber direito o porquê é passado, o aluno precisa compreender o que está por traz, e saber que preservar o ambiente não é só desligando o chuveiro deixando de tomar um bom banho, mas entende que passando a manhã inteira na lan house pode ser desperdício.

Um comentário:

Bonilla disse...

Olá Jucelia,
o blog está ficando legal. Agora, incorpore imagens, links, vídeo, texto, cor nas postagens, pois são estes elementos que tornam o blog dinâmico, atrativo, e de acordo com os ambientes online.
Vamos lá?
abraço