segunda-feira, 22 de junho de 2009

Oficina: Tópico em Educação Matemática

Universidade Federal da Bahia - faculdade de educação
Licenciatura em Pedagogia-Ensino Fundamental/series inicias
Atividade realizado com o professor Iron Alves
Relatório feito no grupo de orientação vespertino
Orientado por Fabrísia


Relatório coletivo feito no grupo de orientação


Diante da necessidade e dificuldade de se trabalhar a matemática em sala de aula, com alunos de Educação Infantil, resolvemos nos inscrever na oficina de Matemática que foi realizada em quatro dias com o professor Iron Alves. Ao iniciar a aula, percebemos que o conteúdo apresentado, não atenderia as nossas crianças, logo o professor fez uma abordagem de que para as atividades tivessem utilidades para os nossos alunos de cinco anos, precisaríamos fazer uma adaptação. O professor deu inicio a aula fazendo algumas indagações a respeito da nossa idéia sobre a concepção da Matemática, diante disso, foi apresentados alguns jogos de raciocínio lógico que facilitaria nos cálculos matemáticos, pensando no método, investimento e estratégia. Na realização de um jogo foi notável que a cada instante o professor interagia, indagava, fazia intervenções, deixando transparecer que a atividade só funciona se o professor enquanto mediador de aprendizagens deve não só conhecer as regras do jogo, mas treinar bastante para poder ajudar os seus alunos a vencerem algumas etapas de compreensão de como se dá o processo de uso de estratégias para se alcançar uma vitória planejada.
O jogo ajuda no processo do raciocínio da mente. Nós devemos ter o hábito de sempre esta perguntando: Por quê? Como fez? Instigando o aluno como ele conseguiu chegar a tal resultado, isso nos vai dar a possibilidade de saber como o aluno raciocinou. Se não fazemos esta pergunta, não saberemos como ele realizou, e esta ação se deve tanto no momento em que ele acerta, tanto quando erra é necessário entender o método para sistemátiza-ló.
O jogo em geral é uma atividade que envolve dois ou mais jogadores, que tem um objetivo em comum a ser alcançado. Aquele que primeiro alcançar o objetivo respeitando as regras, será o vencedor. Jogando, os alunos vivenciam situações que, se comparadas a atividades repetitivas, exigem soluções vivas pensadas, originais e rápidas. Por ser uma atividade lúdica, os jogos permitem que os alunos executem repetidas vezes diferentes cálculos.
Os erros e fracassos durante os jogos, geralmente, são encarados de maneira desafiantes, permitindo que a criança desenvolva sua iniciativa, autoconfiança e autonomia. Os erros podem ser revistos de forma natural durante as jogadas, sem deixar marcas negativas nos jogadores, o propicia aos alunos novas tentativas.
Durante estes encontros o professor compartilhou com o grupo diversos jogos como: domino das quatro cores, peão á frente, jogo da senha, Ta-te-ti, arca de Noé e muitos outros. Esta oficina nos ajudou a formular e questionar como também deixar de lado aquela concepção que o aluno não aprende, de modo que esta nova didática enfatizou a importância de considerar o aluno enquanto o sujeito ativo da sua própria aprendizagem. Ou seja, a forma de ensinar não deve privilegiar a simples transmissão de conhecimentos do professor aos alunos pois,quando são apresentados conceitos prontos, subtrai-se a possibilidade de os alunos estabelecerem,por se sós, relações importantes para a compreensão desse conceitos.
A atividade neste segundo ciclo teve mais cursista, por conta de algumas estarem desenvolvendo projeto em sala de aula. Pelo que percebemos a oficina foi realizada com a mesma proposta do primeiro ciclo.
Como já tinha participado desta atividade no primeiro ciclo eu Rosa, Geralda e Ozenita ficaramos de ler todos os textos e montar um dentro do grupo de orientação com Fabrizia, foi dividida a turma em quarto grupos para elaborar um texto falando da atividade de Matemática.

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