domingo, 21 de setembro de 2008

Comunidades Virtuais.

Vimos, ao longo do texto, que as comunidades virtuais ainda trazem vários elementos que a caracterizam como uma comunidade. O sentimento de pertencimento e a territorialidade são os mais importantes, e sem eles, não se pode falar em nenhum tipo de comunidade, seja ela na tradição ou até mesmo na pós-modernidade.

Tendo como objetivo aproximar os seus membros na tentaniva de minimizar as dificuldades relacionadas a tempo e a espaço; provocando a socialização de informações e a criação do conhecimento coletivo (de mesmo interesse),com o desenvolvimento das novas tecnologias as pessoas passaram a se comunicar através das redes de informações,vivendo uma realidade diferente onde as barreiras espaciais não são mais consideradas pra muitos tão importantes, confirmando o que dis Adriane:


"(...)É como se fossem 'vizinhos',mas não pela proximidade geográfica, e sim pela afinidade de temas desenvolvidos e de objetivos pretendidos(...)" ( HALMANN,Adriane,2006.)



Percebi se com isso as vantagens das novas tecnologicas em nosso dia-a-dia, e o quanto elas tem contribuido com momentos reais de aprendizagem para todos nós.

6 comentários:

david santos disse...

Olá, Jucelia!
Em frente com esse trabalho, porque ele é útil.
Parabéns.

Adriane disse...

Olá Ju!

Para estabelecer uma comunidade virtual é necessário estabelecer vínculos!
Falando nisso, onde está sua lista de links dos blogs dos colegas?

Rita Cácia Fernandes disse...

Nossa aprendizagem realmente é inquestionável, mas chamo atenção para uma reportagem de Cristina Batista, publicada na Veja! em 05 set. 2001retratando a síndrome do excesso de informação, resultante da ansiedade diante do desconhecido, o mundo virtual certamente é um dos responsáveis por esse quadro, o equilíbrio é necessário, porém não há como ser indiferente, como disse Nelson Pretto em sua palestra “o mundo anda em rede”.

Sule disse...

Oi Ju!
Você começa sua postagem falando das características das comunidades virtuais, e traz Halmann para articular com tua reflexão. Muito bom! Esse seria um ponto comum entre os textos? A questão da caracteristicas das comunidades virtuais? Então aprofunde mais. Você não leu apenas Halmann, temos outras indicações de leituras para que sua reflexão possa estar articulada com que o estudou.
Não tem necessidade de poupar as palavras. Aqui é o espçao para se colocar efetivamente! Ouse mais...escreva mais...Deixe as idéias fluirem livremente!
Quanto as citações, verifique as normas da ABNT que disponibilizamos no moodle. Tem problemas quanto as normas em teu texto...
Vamos lá!!! Trablahar mais um pouco com isso!!!

Além desse ponto, lembre-se que precisa postar no blog todas as atividades exigidas pelos outros professores. Precisa explorar mais esse ambiente..Tem pouca postagem!
Bjinhos
Sule

Ariândenis Virram disse...

Oi ju, é verdade sim, as comunidades virtuais unem as pessoas que tem interesses em comum, que buscam conhecimemtos, informações, mantendo assim um relacionamento contínuo.

Sule disse...

Oi Jú! Tudo bem???
Como prometemos, estamos voltando aos blogs para acompanhar a produção de vocês nos blogs... Querida, continuo percebendo que as colocações que pontuei no comentário anterior ainda permanece sem alteração! Perceba! Esse processo, de construção, em que procuramos ajudá-los, apontando onde precisam focar, não é apenas para constar, e sim, temos uma preocupação com a aprendizagem e o processo de formação.
É fundamental, a escrita e a reescrita, a construção e a reconstrução... Por isso, gostaríamos muito que compreendesse a necessidade de começar a articular teus estudos com tuas reflexões, pois esse processo tanto na atividade Oficina de computação quanto nas outras atividades, tem como finalidade estimular professores produtores, autores e co-autores de conhecimento e cultura. E os textos que indicamos para leituras não estão imerso no contexto de formação de vocês apenas para ser "mais um no meio da multidão". A única forma que temos como perceber as leituras e estudos de vocês é quando os trazem para reflexão...
Por isso pontuei que você não leu apenas Halmann, e que precisava trazer os outros autores, os pontos comuns entre os textos, e assim, procurar articular...
Mas vamos em frente... Ainda temos muito a trocar, a aprender e a construir...
bjinhos
Sule