domingo, 25 de outubro de 2009

CRIAÇÕES ARTISTICAS




Entender o que se passava no periodo histórico e o contexto cultural/social que o país viveu é muito importante para compreender uma obra de arte.A história da arte esteve longe de minha zona de desenvolvimento proximal(ZDP),por muito tempo;portanto,não chamava minha atenção.
Na atividade de criações artisticas com a professora Geovana Dantas,fui convencida que todos nós passamos pelo processo criativo,em situações diversas.Por não valorizar e não considerar as pequenas ações do dia-a-dia como obra de arte a criatividade vai passando por despercebido.Hoje considero arte, os pratos que decoro, a maneira em que arrumo a casa e como vejo as coisas que estão a minha volta.Penso que não é necessario ser artistca de nome considerado ,mas é fundamental ter a alma de artista .Sempre tive uma adimiração por Candido Portinari,e não compreendia algumas de suas abras,hoje consigo vê-las com mais emoção e percebo coisas que nunca tinha percebido nem imaginava.
Ainda na taividade com Geovana fomos encorajados a produzir e organizar uma exposição com artes diferenciadas,eu na companhia de Gicelia e Marcicleide produzimos uma pintura abstrata envolvendo ação e movimento corporal ao ouvirmos uma música.

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito bem Jucelia,ao ler as informações que vocês deixaram ao lado das obras que produziram, adiquirir um pouco de conhecimento sobre a história da arte.
Também deu para perceber que todos(as) que participaram da atividade tem uma alma de artista,pois produziram belas obras de artes.

CMA - COLÉGIO MUNICIPAL DE ANGICAL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rita Cácia Fernandes disse...

Querida
a oficina realmente possibilitou a flexibilização e a sensibilização do nosso olhar em relação ao processo artistico.
Bjs.

Fernando Alécio disse...

Olá Jucélia,

Sou filho do Jurandir Alécio, autor da frase que você escolheu para o cabeçalho do teu blog. Esta frase originalmente foi publicada no livro "Otimismo em Gotas", de Raimundo Dantas, que convidou meu pai para contribuir com uma frase. Vejo que você mora em Irecê. Meu pai morou em Uibaí e Jussara. Estivemos em Irecê em 2004. Atualmente moramos em Santa Catarina. Meu pai ficou muito feliz em ver uma referência à frase dele no blog de uma baiana de Irecê.

Um abraço e obrigado.
Fernando